Sobre a Família em Luto

familia luto

``Toda vez que há o falecimento de uma pessoa, há sempre uma família vivendo um luto``

Listamos 3 coisas importantes, para te ajudar a adotar boas atitudes diante de uma família em luto.

Cada pessoa reage de forma diferente diante de uma perda. Enquanto uns choram, outros se calam, alguns focam em reconstruir a vida rapidamente, enquanto outros precisam de mais tempo. Existem diferentes formas de viver o luto e elas não medem o amor que cada um tinha pela pessoa que faleceu. É importante respeitar a forma como cada familiar vive seu luto, sem julgamento ou críticas. Cada pessoa ama e sofre do seu jeito.

Famílias que mantém a união familiar após o falecimento de um membro, tem maior chance de ter um luto saudável e reconstruir laços futuros, podendo sair deste processo mais unidas do que antes. Gastem um tempo para conversarem entre si, visitem uns aos outros, ofereçam ajuda prática, chorem juntos, procurem tomar decisões compartilhadas.

Ninguém ocupará o lugar da pessoa falecida, por isso todos terão que aceitar as mudanças e passar a fazer coisas que não faziam antes, desde coisas mais simples até as mais complexas como mudar de casa, buscar um trabalho, se adaptar a novo padrão de vida, dentre outras coisas. Muitas mudanças ocorrem para que a família se reorganize novamente e isso pode levar meses ou anos, portanto procure ser flexível diante do novo. Aceitar as mudanças pode ser um grande passo para o luto familiar.

 

Ana Lúcia Naletto e Lélia de Cássia Faleiros , Psicólogas do Centro de Psicologia Maiêutica.

Deixe uma resposta