Mural de mensagens
Cada vez mais, a discussão a respeito do impacto das ações humanas na natureza vem tomando uma enorme relevância. E nós do Cemitério Memorial Parque das Cerejeiras também damos total importância para tal assunto, afinal de contas, lidamos diretamente com o meio ambiente e o ciclo natural da vida.

Mas, quais são os impactos causados por um cemitério?

Essa é uma questão polêmica. Muitas pessoas dizem que o líquido de coliquação, proveniente da decomposição de corpos, pode infiltrar no solo e contaminar lençóis freáticos. Há também quem defende que a decomposição é um processo natural benéfico ao meio ambiente. Diante tudo isso, podemos dizer que quem realmente polui são os vivos, que geram cerca de 1,5 kg de lixo por dia, e não os mortos, que em processo de decomposição geram em torno de 20 litros de material orgânico durante três anos.

A legislação exige uma distância mínima de 1,5m do fundo do jazigo ao lençol freático. Esta distância é dada como suficiente para evitar que o líquido de coliquação atinja o lençol freático. A localização do Cemitério Memorial Parque das Cerejeiras foi escolhida pela sua topografia privilegiada, a distância da base de nossos jazigos ao lençol freático é de no mínimo 10 vezes o requerido legalmente.

O Cemitério Memorial Parque das Cerejeiras possui uma excelente infraestrutura que mantem a questão ambiental como uma prioridade em suas ações. Mais de 50% da área do Cerejeiras, 155.784,92 m², é destinada a preservação ambiental, a legislação atual exige apenas 20%, e todas as nossas práticas buscam minimizar a geração de resíduos e emissão de poluentes na atmosfera.

Nos últimos anos, plantamos mais de 18 mil mudas de árvores nativas, como o Jatobá, Jequitibá-branco, Palmito Juçara, Pau-ferro, Aroeira, Embaúba e Ipê-amarelo, em uma área superior a 50.000 m².

Projeto Vida Verde

Projeto Vida Verde Cerejeiras

O projeto Vida Verde une ações de apoio ao enlutado, educação ecológica e responsabilidade ambiental. O enlutado tem o direito de plantar uma árvore dentro do espaço do Cemitério Memorial Parque das Cerejeiras e acompanhar o seu desenvolvimento.

Em muitas culturas, plantar uma árvore é considerada como uma homenagem às pessoas queridas que partiram, além de ser uma ação que acrescenta ao meio ambiente e dá continuidade a uma nova vida, muito mais longa do que a vida humana.

Gerenciamento Lixo e Compostagem

Projeto Vida Verde Cerejeiras

Em 2013, iniciamos um projeto de compostagem, onde os restos de corte de grama, folhas secas e podas de árvores são reutilizados. Em 2015, pretendemos ampliar o projeto de compostagem para atingir 100% de aproveitamento do lixo orgânico. O adubo gerado neste processo é utilizado nos canteiros e no plantio de novas árvores.

A parte não orgânica de nosso lixo é separada entre reciclável e não reciclável, garantindo assim, o melhor reaproveitamento dos resíduos gerados, de forma a enviar o mínimo possível para o aterro sanitário.

Sempre observamos de maneira critica nosso método de trabalho e buscamos sempre aprimorá-lo a fim de diminuir os resíduos.